Redesim tem lançamento oficial no Ceará

20 de fevereiro de 2014 - 14:13

O lançamento foi realizado num ato conjunto dos governos do Estado e da União

A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios-Redesim foi lançada oficialmente no Estado, nesta quinta feira (20), na Junta Comercial do Ceará-Jucec, num ato conjunto da Secretaria da Fazenda-Sefaz e do Departamento de Registro Empresarial e Integração-Drei, da Secretaria da Micro e Pequena Empresa – SMPE. O Ceará é o sétimo dos nove Estados a receber a Redesim e a fazer parte do projeto integrar, de compartilhamento de informações públicas para a abertura, alteração ou extinção de empresas. Com o novo sistema, a Jucec passa a centralizar as informações disponibilizadas, desburocratizando e apressando as demandas de registro das empresas.

Falando pelo governo do Estado, o secretário da Fazenda, João Marcos Maia, afirmou que “o Ceará, que foi o primeiro a libertar os escravos, agora vai ser o primeiro a declarar a liberdade à livre iniciativa”, em relação ao que chamou de “lixo burocrático”. Nós podemos fazer muito mais, tirando as amarras do mercado”, completou. Falando pelo Governo Federal, o diretor do Drei, Vinícius Mazza, disse estar satisfeito em ver que, no Ceará, a Redesim será instalada no tempo recorde de duas semanas, tornando a Jucec um órgão integrador e coletor de dados. “Antes era o cidadão que corria atrás dos dados, agora os dados andam pelo cidadão”, afirmou Mazza. “O órgão integrador é que tem que buscar as informações”, concluiu.

A reunião foi conduzida pelo presidente da Jucec, Ricardo Lopes. Também participaram do lançamento o diretor superintendente do Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas do Estado do Ceará-Sebrae-Ce, Carlos Cruz, o Secretário-Geral da Jucec, Haroldo Moreira e o Colegiado de Vogais.