Jucec disponibiliza registro de empresas e certidões on-line

2 de maio de 2017 - 03:00

O novo Sistema de Registro Mercantil, SRM, da Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec,  já está em funcionamento, com  a emissão de certidões simplificada, específica e de inteiro teor (cópia autenticada de documentos) e o registro de empresas pela internet, por  meio do  Portal de Serviços. Os contribuintes poderão acessar os vídeo com os tutoriais para utilização do novo SRM, por meio do canal da Jucec no Youtube.


Comodidade e a disponibilização dos serviços de uma Junta Digital durante 24 horas por dia nos 7 dias da semana são uma das principais facilidades que o novo sistema possibilita, de acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro. “Nós avaliamos que o processo de simplificação é urgente e necessário por isso estamos implementando ações para que ele se efetive. Com o SRM, além da comodidade e redução de custos para o cidadão, o novo sistema também possibilita maior transparência e agilidade na prestação de serviços, tendo em vista a automatização de procedimentos na tramitação dos processos”.


O contador Jocélio Santos acredita que o novo sistema vai melhorar a vida dos contadores e empresários. “A iniciativa da Junta Comercial é muito legal,  pois vai desafogar os processos e evitar que a gente gaste com deslocamento para vir até aqui (na Jucec), tendo em vista que Fortaleza é uma cidade com grande fluxo de trânsito. Precisamos ficar na expectativa de como vai funcionar o sistema, pois em outras Juntas já funciona e é um padrão nacional”.


Certidões On- line


Para ter acesso aos novos serviços, o cidadão precisa realizar o cadastro no Portal de Serviços da Jucec, informando CPF, e gerando uma senha. Por exemplo, para emissão de certidões simplificada, específica e de inteiro o usuário deve clicar no ítem serviços web e especificar o tipo de certidão, para, em seguida informar o nome ou Nire ( Número de Identificação do Registro de Empresas) da empresa a qual deseja solicitar o referido documento. O sistema vai gerar um boleto para recolhimento da taxa de serviço e o  download da certidão estará disponível em um tempo médio de 30 minutos

.


Registro Digital

 

Além de certidões, o registro de constituições, alterações e extinções de empresas também será on-line, ou seja, a tramitação de todos estes processos será 100%  pela internet, com assinatura digital e segurança jurídica, garantindo aos usuários maior acessibilidade dos serviços prestados pela Jucec, com rapidez, comodidade e segurança. A documentação para registro deve ser assinada através de certificado digital, conforme art 3º da instrução normativa nº 3 do Departamento de Registro e Integração, DREI. Além disso, o documento a ser enviado a registro deve estar no formato PDF A.