1ª Semana do Servidor movimenta colaboradores em atividades de integração

3 de novembro de 2021 - 15:06

Após uma semana de gincanas envolvendo provas e competições, a equipe vermelha foi a grande campeã da Semana do Servidor

A primeira Semana do Servidor aconteceu entre os dias 25 e 29 de outubro, em comemoração ao Dia do Servidor Público, do dia 28. O evento trouxe palestras, aulas, arrecadação de absorventes para doação, jogos de perguntas, concurso de bolo e até show de talentos. As atividades tinham como objetivo proporcionar a integração entre os colaboradores do sistema Sedet a partir de gincanas entre as equipes Amarela, Azul, Verde e Vermelha.

Os órgãos envolvidos na Semana foram a Secretaria do Desenvolvimento e Trabalho (Sedet) e suas vinculadas, como a Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Complexo do Pecém (CIPP), Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT). Nas equipes existiam membros de todos os órgãos participantes.

No primeiro dia de atividades, os servidores assistiram à palestra “A Arte de Realizar: Propósito, Atitude e Entrega para o Sistema Sedet” da palestrante Verbena Medeiros. De maneira síncrona e online, as palestras “Sistema SEDET – Um Novo Conceito”, apresentada por Sérgio Cavalcante e outra sobre o Programa A3P – Agenda Ambiental da Administração Pública, por Milton Alves, também foram trazidas para compor o cronograma.

Com o objetivo de integrar ainda mais, os colaboradores também aproveitaram aulas experimentais de Ritmos e Ginástica Laboral, que após a Semana do Servidor têm previsão de continuidade. “Essas iniciativas são muito bem vindas. Os exercícios respiratórios e os alongamentos são de grande importância para a nossa saúde”, destacou o servidor da Sedet, Franklin Viana, sobre as atividades propostas durante a semana do servidor.

Quanto às gincanas realizadas, o Jogo “Você Sabe?” movimentou os colaboradores numa disputa de conhecimentos sobre os órgãos envolvidos no evento. Durante o jogo, as equipes Verde, Azul e Amarela terminaram em empate em primeiro e a Vermelha ficou em segundo lugar. No dia de encerramento, todas as equipes se responsabilizaram por preparar um bolo temático da união de todos os órgãos vinculados à Sedet para participar do Concurso de Melhor Bolo.

Logo após a Comissão Julgadora experimentar os bolos, os colaboradores se reuniram para participar do Show de Talentos, em que cada equipe deveria concorrer pelo título de melhor paródia, animando o público com letras que abordavam a integração e a importância da função do servidor público para a sociedade. Todas as tarefas e jogos tiveram uma pontuação atribuída previamente pela comissão organizadora do evento.

Além disso, ao longo da semana, todas as equipes se mobilizaram pela arrecadação de absorventes íntimos para doar à pessoas em situação de pobreza menstrual. Como resultado, foram arrecadados mais de 45 mil unidades de absorventes descartáveis durante toda a semana, e a equipe vermelha ganhou com 15.725 doações. Ao fim, a equipe Vermelha saiu como a grande campeã da primeira semana do Servidor com o prêmio de 1 ecobag e um 1 dia de folga para cada integrante da equipe.

“Não estipulamos cota, cada um teve uma rede de contatos e pediu pra colegas, pessoas de casa, do condomínio, teve doação de muita gente. Foram cerca de 2.500 reais de doação para os absorventes” conta a integrante da equipe vermelha, Nayane Cavalcante. Sobre a união de sua equipe, ela ainda acrescenta: “Quando a gente chega aqui, temos até receio de dar bom dia para o colega, mas com a gincana a gente quebra o gelo, fica amigo de pessoas que você nem imaginava, é uma surpresa muito boa.”

“Nós atingimos o objetivo de integração. Foi uma semana super alegre, todo mundo envolvido. A cada prova, as equipes foram ficando mais integradas. […] Nós somos um sistema que funciona em conjunto, todos somos importantes, e quando estamos integrados, entregamos resultados melhores e atingimos nossos objetivos.” conta a Gestora da área de planejamento da Sedet, Patrícia Campos, sobre o resultado da semana.