Ceará tem aumento de 21% nas aberturas de empresas, e serviços lideram crescimento
10 de outubro de 2025 - 10:21 #crescimento #economia #empreendedorismo #Jucec

Aos 29 anos, Breno Almeida mostra a força da Geração Z no empreendedorismo cearense comandando 4 lojas de mini markets espalhadas por Fortaleza
O Ceará registrou avanço de 21% na abertura de empresas no terceiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024. Entre julho e setembro deste ano, foram constituídas 36.748 novas empresas, incluindo Microempreendedores Individuais (MEIs), frente a 30.371 no ano anterior.
O desempenho reforça os resultados das políticas públicas voltadas à simplificação e ao incentivo ao empreendedorismo, como o Programa Empresa Mais Simples, desenvolvido pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) em parceria com o Governo do Estado e o Sebrae Ceará.
O setor de serviços foi o grande destaque do trimestre, com crescimento de 33,1% no número de novas empresas constituídas, consolidando-se como o principal motor do empreendedorismo no estado.
Para o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, os números confirmam o sucesso das iniciativas de desburocratização.
“O crescimento de 21% na abertura de empresas no terceiro trimestre reflete o sucesso das políticas de simplificação. Com o Empresa Mais Simples, estamos desburocratizando o processo de formalização e permitindo que o empreendedor foque no que realmente importa: o crescimento do seu negócio. Os números demonstram que o governador Elmano de Freitas tem transformado o Ceará em um dos melhores ambientes de negócios do país, investindo em agilidade, tecnologia e oportunidades para todos”, destaca.
Lançado em 2022, o Empresa Mais Simples tem como objetivo facilitar a abertura de empresas de baixo risco de forma 100% digital, por meio de um fluxo rápido e automatizado. Atualmente, 37 municípios cearenses já aderiram à iniciativa, permitindo que o processo de registro, que inclui a emissão de CNPJ, inscrições estadual e municipal e licenciamento, seja concluído em poucos minutos. O empreendedor também pode acompanhar todas as etapas em tempo real pelo Portal de Serviços da Jucec.
Empreendedorismo jovem em ascensão
O cenário empreendedor cearense também é impulsionado pela força da Geração Z. Em 2025, até setembro, 48.750 jovens entre 16 e 30 anos decidiram empreender, incluindo MEIs. O número revela uma geração mais autônoma e conectada, que transforma ideias em oportunidades de negócio.
É o caso de Breno Almeida, de 29 anos, que decidiu empreender por influência dos pais. “Meu pai começou vendendo coco na praia, minha mãe já foi atendente de telemarketing, e eles decidiram se unir para empreender. Primeiro abriram uma madeireira, venderam, e depois decidiram investir em uma loja de frios, que onde eles trabalham até hoje. Foi esse exemplo que me fez investir neste ramo de mini mercados, que só tem crescido, ultimamente”, declarou.
O objetivo de Breno é continuar investindo neste tipo de negócio e abrir mais lojas. “Eu estipulei uma meta de abrir 5 lojas até o final de 2025, mas acredito que eu consiga chegar a dezembro deste ano com 7 lojas”, completou.
Esse movimento entre os jovens empreendedores se conecta a eventos que valorizam o empreendedorismo e a tecnologia, como a Feira do Empreendedor e o Siará Tech Summit, realizados entre 8 e 10 de outubro, no Centro de Eventos do Ceará. As iniciativas reúnem startups, empresários e instituições públicas e privadas em um ambiente voltado à inovação, troca de experiências e estímulo à formalização.
Expansão e metas
A Jucec e o Governo do Ceará trabalham para ampliar o alcance do Empresa Mais Simples a todos os municípios do estado. O objetivo é garantir que empreendedores de todas as regiões tenham acesso às mesmas facilidades e benefícios, fortalecendo a cultura empreendedora e a geração de renda.
Com a consolidação do programa e o crescimento do empreendedorismo jovem, o Ceará reafirma seu compromisso com um ambiente de negócios moderno, acessível e cada vez mais digital.