Jucec realiza plenária com posse de dois novos vogais representantes da União
4 de setembro de 2025 - 19:31 #Ceará #colegiado de vogais #empreendedorismo #FCDL #Jucec #Plenária Itinerante
A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) realizou, nesta quinta-feira (04/09), a 12ª Plenária Itinerante, marcada pela posse de dois novos vogais representantes da União. Os indicados para compor o quadro foram João Victor Fernandes e Anneline Magalhães, que passam a integrar o órgão deliberativo da autarquia.
O encontro aconteceu na sede da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL), em Fortaleza, e reuniu representantes de entidades parceiras e autoridades ligadas ao ambiente de negócios.
O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, destacou a importância da participação ativa dos vogais no fortalecimento das decisões da autarquia e nos resultados efetivos das análises singulares e colegiadas.
“Mostramos os indicadores do último mês, quando atingimos um marco histórico de tempos mínimos para o registro de empresa no estado do Ceará, e, assim, continuaremos muito empenhados na redução desse tempo para que, cada vez mais, possamos entregar à sociedade o melhor serviço público possível da Junta Comercial do Estado”, afirmou.
Na ocasião, a titular da Gerência de Execução Operacional (Gexop) Laura Teixeira destacou a celeridade das análises de constituições empresariais no Ceará, tanto por decisão singular quanto colegiada.
“Desde 2024, nosso menor tempo de análise foi de 38 minutos, e fechamos o último mês de agosto em 37 minutos de tempo de análise das contínuas, tanto singular quanto colegiadas. Nossa meta é chegar a 24 horas de duração em um processo colegiado e 25 minutos na análise singular, garantindo cada vez mais agilidade para os empreendedores”, pontuou.
Empossado como vogal, João Victor Fernandes ressaltou o compromisso em representar a União no colegiado:
“É uma grande satisfação preencher essa vaga. O trabalho itinerante, iniciativa do presidente Eduardo, é muito bom para propagar a modernização que ele tem praticado e estreitar essa relação institucional com outros entes. Isso mostra a preocupação e o interesse da Junta em fortalecer o empreendedorismo.”, disse.
Já a nova vogal suplente, Anneline Magalhães, destacou a relevância do diálogo entre os diferentes segmentos que compõem a Jucec.
“É uma alegria fazer parte desse projeto. Como vogal, eu entro pra contribuir nessa missão, na análise, no julgamento desses atos, para garantir solidez aos negócios do estado do Ceará. Estou muito feliz e honrada com essa oportunidade”, afirmou.
O superintendente da FCDL, Francimir Chaves, ressaltou a importância da parceria com a Jucec e o impacto das ações da autarquia no ambiente de negócios.
“É muito importante a realização dessa plenária, porque dá celeridade às ações da Junta Comercial, e a Federação, como ente participativo da sociedade comum, se sente honrada em receber esse encontro e se coloca à disposição para futuros diálogos.”,destacou.
Na mesma linha, o representante da FCDL, Ricardo Luiz, reforçou a relevância da participação coletiva na construção de soluções.
“Eu vejo que a Junta Comercial está cada vez mais buscando um resultado célere, e isso é importante para a sociedade. A FCDL é uma instituição que tem uma experiência muito grande com o empresário cearense. A Câmara de Dirigentes Lojistas tem uma expertise nessa área de atividades dos lojistas, e o que eles sempre esperam é exatamente isso, que a Jucec seja um órgão técnico, cada vez mais eficiente e que dê um resultado à sociedade cearense”, afirmou.
Com a posse de João Victor Fernandes e Anneline Magalhães, o colegiado soma 15 vogais titulares, reforçando o compromisso da Autarquia em atuar com transparência, eficiência e diálogo nas análises de registros empresariais.