Agosto em números: Jucec apresenta redução de prazos e crescimento nas análises

2 de setembro de 2025 - 16:41 # # # # # # #

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), por meio da Gerência de Execução Operacional (Gexop), divulgou os resultados das análises realizadas em agosto de 2025, reforçando o compromisso da autarquia com a celeridade e a eficiência no Registro Mercantil.

No mês, foram analisados 3.262 atos de constituição por decisão singular, com tempo médio de 29 minutos, e 19 atos por decisão colegiada, cujo tempo médio foi de 1 dia, 1 hora e 12 minutos. No total, o tempo médio das constituições analisadas (singular e colegiada) foi de 37 minutos, representando uma redução de 22% em relação a julho, quando o tempo médio era de 48 minutos.

Outro destaque foi o desempenho na análise de viabilidades de nome empresarial. Em agosto, a Jucec analisou 11.300 viabilidades, com tempo médio de apenas 11 minutos – uma queda de cerca de 66% em comparação ao mês anterior, quando a média era de 33 minutos.

O uso do Registro Automático também se consolidou. Foram enviados 5.007 atos por meio da ferramenta, sendo 2.861 constituições automáticas, 764 alterações e 1.382 extinções.

A atuação das equipes de pré-análise e assessoria manteve o ritmo intenso. Foram 12.994 processos analisados na pré-análise, com média de 1.624 análises por pré-analista, e 15.279 processos pela assessoria, com média de 1.175 análises por analista. Além disso, foram analisados 826 livros empresariais e 71 processos foram julgados nas turmas, distribuídos entre as cinco unidades.

O presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, comemora os resultados.

“Os dados de agosto confirmam o compromisso da Jucec com a agilidade e a modernização do Registro Mercantil. Nossa meta é manter essa curva positiva até o fim do ano, garantindo cada vez mais rapidez, segurança e um ambiente de negócios favorável para os empreendedores cearenses”.

Para a gerente da Gexop, Laura Teixeira, o resultado reforça o comprometimento das equipes com a constante busca pela excelência na prestação do serviço de registro, tão importante no contexto do ambiente de negócios.

“Os resultados positivos demonstram o esforço da equipe da Gexop, composta pela pré-análise e assessoria, bem como o esforço do nosso colegiado de Vogais, em atingirmos nossos indicadores institucionais, mais especificamente o indicador de tempo médio de análises de Constituições”, declara.

Para este segundo semestre de 2025, a expectativa é continuar seguindo os indicadores positivos. “A expectativa é que esse indicador siga positivo e que a meta seja atingida ainda neste segundo semestre de 2025, principalmente com o constante apoio da gestão superior da Jucec”, completa.