JUCEC participa de evento alusivo ao Dia Nacional e Estadual da Vigilância Sanitária
5 de agosto de 2025 - 13:26 ##abertura de empresas #Jucec #licenciamento #Vigilância Sanitária
A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) participou, nesta terça-feira (5/8), do evento comemorativo ao Dia Nacional e Estadual da Vigilância Sanitária, realizado em Fortaleza. A programação reuniu autoridades da saúde pública, representantes do poder legislativo e instituições parceiras para discutir inovações, desafios e caminhos para o fortalecimento da vigilância sanitária no estado.
Além do presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, participaram da solenidade de abertura Antonio Silva Lima Neto, secretário executivo da SESA; Maria Dolores Duarte Fernandes, coordenadora da Vigilância Sanitária do Ceará; e a deputada estadual Larissa Gaspar, autora do Projeto de Lei nº 18.861/2024, de 14 de junho de 2024, que instituiu o Dia Estadual da Vigilância Sanitária. Também estiveram presentes representantes do Conselho Estadual de Saúde do Ceará (Cesau/CE), do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE) e do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOSAUDE).
Durante a mesa-redonda “Vigilância Sanitária: Perspectivas de Melhoria e Inovação no Controle Sanitário”, o presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, destacou o papel estratégico da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) na modernização dos processos de controle sanitário.
“O programa Empresa + Simples tem transformado a forma como novos negócios são formalizados no Ceará, com um processo mais ágil, acessível e sem burocracia, estimulando o empreendedorismo e o desenvolvimento local. Ao integrar setores municipais e eliminar etapas desnecessárias, conseguimos reduzir a abertura de empresas para até cinco minutos. Isso não é apenas eficiência, é compromisso com o cidadão e com a economia. A vigilância sanitária e a formalização de empresas trabalhando juntas, garantem segurança e desenvolvimento”, afirmou.
A coordenadora da Vigilância Sanitária do Ceará, Dolores Fernandes, reforçou a importância da parceria.
“A burocracia no processo de solicitação de alvarás é uma preocupação constante dos governos. Com isso, a Jucec tem se mostrado uma parceira estratégica por meio da proposta da Redesim. Essa parceria tem avançado significativamente. A ideia é simplificar, desburocratizar e participar ativamente dessa nova fase, que é mais eficiente e acessível para todos”, pontuou.
O professor Eduardo Azevedo, consultor do Sebrae, também participou das discussões e destacou a relevância do trabalho conjunto:
“Esse projeto tem como principal objetivo centralizar, em uma única plataforma, o processo de abertura de empresas, reduzindo ao máximo o tempo necessário para sua conclusão. Isso simplifica a análise e a interpretação do processo, tornando-o mais eficiente. Por meio da RedeSim e da Junta Comercial, a Vigilância Sanitária estadual e as vigilâncias municipais adotam esse padrão unificado, o que facilita e agiliza a criação de novas empresas”.
O Dia Nacional da Vigilância Sanitária é celebrado em 5 de agosto, data que homenageia o sanitarista Oswaldo Cruz, figura histórica no combate às epidemias no Brasil e na estruturação do sistema de saúde pública.