TOP 5 municípios cearenses com mais empresas em atividade em 2025

28 de julho de 2025 - 16:09 # # # # # # #

Fortaleza concentra o maior número de empresas ativas no Ceará. Caucaia, Juazeiro do Norte, Maracanaú e Sobral completam o ranking

Um levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), com base nos dados atualizados até julho de 2025, apresenta o ranking dos municípios cearenses com maior número de empresas ativas. O estudo considera o CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) principal informado no momento do registro empresarial.

Atualmente, o Ceará possui 1.058.061 empresas ativas em sua base cadastral. Fortaleza é líder absoluta em quantidade de negócios formalizados, totalizando 700.112 empresas. Além da capital, integram o ranking dos cinco municípios com mais empresas ativas no estado:

º Caucaia – 55.766 empresas

º Juazeiro do Norte – 52.025 empresas

º Maracanaú – 45.156 empresa

º Sobral – 35.527 empresas

 

 

Curiosidade geográfica

Apesar de ter uma população menor, Caucaia chama atenção por sua dimensão territorial. O município tem cerca de 1.227 km², sendo quase quatro vezes maior que Fortaleza, cuja área é de aproximadamente 313 km². Mesmo com essa diferença de território, a capital concentra o maior número de empresas, refletindo sua importância econômica e populacional.

Principais atividades econômicas

O ranking das atividades econômicas com maior número de empresas ativas no estado é liderado pelo comércio varejista, especialmente nos setores de vestuário e alimentos. 

Confira as cinco principais atividades:

1. Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios – 189.173 empresas

2. Comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e de higiene pessoal – 111.729 empresas

3. Comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios (minimercados, mercearias e armazéns) – 110.738 empresas

4. Comércio varejista de artigos de armarinho – 93.516 empresas

5. Comércio varejista de bebidas – 90.007 empresas

O levantamento reforça a diversidade e a distribuição dos negócios no Ceará, evidenciando o dinamismo não apenas da capital, mas também de importantes polos econômicos no interior do estado. Os dados refletem ainda os esforços contínuos do Governo do Estado do Ceará em fomentar o ambiente de negócios, promovendo políticas públicas que estimulam o empreendedorismo, simplificam processos e fortalecem a economia em todas as regiões cearenses.