Jucec participa de reunião com Receita Federal e defende atuação conjunta nas mudanças dos registros de CNPJs
9 de julho de 2025 - 10:50 ##abertura de empresas #CNPJ #Fenaju #Jucec #Receita Ferderal #Reforma Tributária
A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec) participou, nesta terça-feira (08/07), de uma importante reunião com o secretário especial da Receita Federal, Robinson Sakiyama Barreirinhas, e toda a equipe técnica, em Brasília. A articulação foi proposta pelo presidente da Jucec, Eduardo Jereissati, com apoio da presidente da FENAJU, Gregória Benário, e contou com a intermediação do deputado federal Luiz Gastão (PSD) e do Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Ceará, Domingos Filho.
O encontro teve como foco central os impactos da reforma tributária na atuação dos órgãos de registro empresarial. Durante a reunião, a Receita apresentou os avanços do projeto, que prevê uma transformação na forma de abertura de empresas e arrecadação de tributos no país.
Durante a reunião, o presidente Eduardo Jereissati defendeu a importância de que as mudanças ocorram com diálogo e integração entre os entes federais, estaduais e municipais, respeitando a realidade das juntas comerciais em todo o Brasil.
“Apresentamos nossas preocupações quanto às mudanças no processo de registro e legalização de empresas, destacando a importância de que essas transformações ocorram de forma coordenada, dialogada e colaborativa. Defendemos a inclusão da FENAJU nesse contexto de diálogo com a Receita, para que possamos contribuir com a realidade das Juntas Comerciais e, ao mesmo tempo, apresentar as suas particularidades nesse processo”, afirmou Jereissati.
A preocupação das juntas comerciais é evitar retrocesso, especialmente no processo de abertura e legalização de empresas, que atualmente é feito de maneira integrada no sistema RedeSim. Isso poderia comprometer a agilidade do atendimento às especificidades regionais.
Como encaminhamento, ficou acordada a realização de uma reunião técnica entre a Receita Federal, Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI) e representantes das Juntas Comerciais, com o objetivo de aprofundar o diálogo e buscar soluções conjuntas.
A Jucec reforça seu compromisso em defesa do empreendedorismo cearense e segue acompanhando de perto as discussões em nível nacional, atuando de forma propositiva e vigilante para preservar o papel estratégico das juntas comerciais no desenvolvimento econômico dos estados.