Jucec discute Modelo Único da Redesim com o Portal de Negócios

7 de agosto de 2024 - 13:26 # # # #

Em reunião no Rio de Janeiro, foram iniciadas as discussões para a fase 01 do Portal de Negócios Redesim, que visa modernizar o registro e legalização de empresas no Brasil.

A Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), representada pelo seu presidente, Eduardo Jereissati, participou de reunião de discussão do Portal de Negócios Redesim (PNR), realizada na segunda-feira (05/08), no SERPRO no Rio de Janeiro.  

O objetivo do encontro foi a construção conjunta de um modelo único nacional para a Redesim, mantendo a autonomia dos órgãos envolvidos e preservando os avanços obtidos na última década no processo de registro e legalização de empresas.

Na reunião,o presidente da Jucec ressaltou o papel das Juntas Comerciais nessa transformação. “É importante pensarmos no cidadão no centro do processo, favorecendo então o desenvolvimento de um sistema cada vez mais eficiente, fácil de utilizar e com segurança jurídica. As Juntas Comerciais se propuseram a mudar o seu papel tornando-se então um agente de desenvolvimento econômico, promovendo racionalização e investindo em tecnologia. Isso tem que ser valorizado e preservado”, destacou.

Na fase 01, o portal visa facilitar a inscrição, alteração e baixa de 98% dos atos cadastrais e integrar-se com o Simples Nacional, com o Sinter (Sistema Nacional de Gestão de Informações Territoriais) e com o Conselho Federal de Contabilidade. A validação de dados através da Carteira de Identidade Nacional (CNI) e a possibilidade de inscrição simultânea de matriz e filiais também estão previstas nessa primeira etapa.

O encontro contou com a presença de presidentes das Juntas Comerciais de todo o país, técnicos da Receita Federal, do SERPRO e parceiros estaduais do projeto.