Comércio varejista de roupas é a atividade com maior número de empresas abertas este ano

19 de maio de 2023 - 13:07 # #

 

A atividade somou 12.862 aberturas no primeiro quadrimestre de 2023.   

O primeiro quadrimestre de 2023 apresentou saldo positivo de 13.496 empresas abertas no Ceará, que compreende o número de novas empresas subtraindo os fechamentos realizados no período, de acordo com o levantamento da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec). Dentre as constituições realizadas no período, a atividade de comércio varejista de roupas e acessórios foi a mais registrada, com 12.862 repetições. 

Em segundo e terceiro lugar do ranking de atividades mais registradas estão, respectivamente, o comércio varejista de cosméticos, produtos de perfumaria e higiene pessoal, com 10.535 aberturas, e promoção de vendas, com 8.585 registros. No ato do registro, o empreendedor pode atribuir uma ou mais atividades à sua empresa. 

Ao todo, de janeiro a abril de 2023, foram abertas 36.349 novas empresas. Apesar do setor de serviços estar em destaque com 21.810 registros, a atividade mais registrada do ano até então se configura no setor de comércio, que somou 11.470. Enquanto isso, o setor de indústria está em terceiro lugar com 3.069 aberturas.

A presidente da Jucec, Carolina Monteiro, explica que os dados positivos são resultado de um trabalho de simplificação e maior acessibilidade ao registro de empresas no Ceará. “Acreditamos que esse aumento é também impulsionado pelas ações desenvolvidas pela Jucec que tornaram o procedimento de formalização de negócios mais ágil e simplificado, como o programa Empresa Mais Simples”.