Evolução do Empresa Mais Simples é foco de palestra no último dia de Seminário organizado pela Jucec

11 de maio de 2023 - 12:36 # # #

Matéria: Bianca Braga
Fotos: Iago Vital

I Seminário do Convênio Redesim Conectada encerra após três dias de evento com tema de tecnologia no registro mercantil

A Evolução do Balcão Único, lançado no Ceará como Empresa Mais Simples, foi tema da palestra apresentada pela diretora do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), Amanda Mesquita, no terceiro dia de atividades do I Seminário do Convênio Redesim Conectada, ocorrido hoje (11/05), no auditório do Sebrae/CE. O evento se encerra hoje, após três dias de debates sobre evoluções tecnológicas no serviço público, com palestras e conclusões sobre os debates realizados no dia anterior. 

Na palestra “As possibilidades de melhoria do ambiente de negócios com o Balcão Único”, a diretora do DREI ressaltou que todos os estados que adotaram o Balcão Único apresentaram reduções significativas no tempo de abertura de empresas. Ela também ressaltou a importância da padronização de procedimentos entre juntas comerciais e no investimento de tecnologias para simplificar o acesso à informação dos empresários. 

“Eu vejo a junta comercial como um agente prestador de serviços e disseminador de conhecimento, sempre buscando a simplicidade da experiência do usuário por meio da tecnologia. A gente já avançou muito, vejo que as juntas querem continuar evoluindo, muito dedicadas à melhoria do ambiente de negócios. Hoje, nosso maior desafio é ampliar os feitos já conquistados”, expressou Amanda durante a palestra.

Além da palestra também foi apresentado o resumo das discussões realizadas em cada sala dos GTs no dia anterior, que resultaram em novos objetivos de conjunturas inspiradas em casos de sucesso. No encerramento, um novo projeto de evolução do Balcão Único foi introduzido aos presidentes.

No discurso de encerramento, a presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, exaltou o esforço de todos os presidentes, diretores e representantes envolvidos nos últimos três dias de evento. “Quando eu olho para 20 anos atrás eu vejo o que antes era uma utopia se tornar realidade. Quando buscamos dados, vemos que mudamos a realidade não apenas das juntas comerciais, mas também de pessoas. É uma transformação que nós todos desenvolvemos, de vidas e sonhos”, conta Carolina