Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios lidera número de aberturas de empresas este ano

9 de junho de 2020 - 18:20 # # # #

Os dados são do levantamento feito pela JUCEC com números de janeiro a maio de 2020.

 

A atividade de Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessório liderou o número de aberturas de empresas nos primeiros 5 meses deste ano, com 183 registros de Microempreendedores Individuais (MEIs). O dado é do levantamento realizado pela Junta Comercial do Estado do Ceará (JUCEC), autarquia vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, das atividades que registraram maior número de aberturas de janeiro a 29 de maio de 2020, tomando por base a Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE). 

Na classificação por atividade, o segundo lugar corresponde ao CNAE “Serviços Combinados de Escritório e Apoio Administrativo” que se destacou entre as Sociedades Limitadas, com 99 aberturas, e no tipo Empresário, com 95 registros. Já a atividade “Construção de Edifícios” ficou em terceiro lugar com 44 novo negócios do tipo Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, Eireli. 

De acordo com a presidente da JUCEC, Carolina Monteiro, os números refletem a movimentação da economia cearense nos primeiro 5 meses do ano, parte do período de isolamento social no estado, por conta do coronavírus. “O balanço das atividades econômicas possibilita uma aproximação das demandas de mercado crescentes na região e mostram que, apesar da crise de saúde, ainda temos um grande número de empresas se formalizando. Ao comparar os dados do mesmo período do ano passado, verificamos que o Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios foi a atividade com maior número de MEIs registrados”. 

Fechamentos

Pelo segundo ano consecutivo, o CNAE “Comércio Varejista de Artigos do Vestuário e Acessórios” lidera, simultaneamente, o número de aberturas e encerramentos de empresas entre Microempreendedores Individuais, com 583 fechamentos de janeiro a maio de 2020.  Já a atividade de  “Comércio Varejista de Mercadorias em Geral, com Predominância de Produtos Alimentícios – Minimercados, Mercearias e Armazéns” foi a segunda em número de encerramentos, registrando 372 fechamentos na atividade jurídica Empresário. 

 

Confira as atividades com maior número de aberturas e fechamentos: 

Janeiro a 29 de maio de 2020

 

Janeiro a 29 de maio de 2020