Jucec participa de fórum sobre a Tecnologia Blockchain

3 de dezembro de 2019 - 16:54 # # #

Matéria: Mariana Menezes
Fotos: Sonara Capaverde

O evento discutiu os principais desafios para que a tecnologia seja um dos pilares de aceleração da transformação digital dos governos.

 

A utilização da tecnologia Blockchain nos serviços prestados pelos governos bem como sua aplicação para dar mais confiabilidade nos dados de interesse público foram temas de debate no II Fórum BlockchainInGov. O evento contou com a participação da presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Carolina Monteiro, no painel “Aprimorando a confiança em dados de interesse público”, realizado na manhã de hoje (03/12), no Rio de Janeiro. 

Na palestra intitulada “Segurança de Dados na JUCEC”, Carolina destacou a transformação digital que ocorreu na Jucec, que contou inclusive com a implantação da tecnologia Blockchain. “Dentro dessa perspectiva de ecossistema de governo, a tecnologia Blockchain tá sendo subutilizada. Então, temos que começar a perceber que é uma questão de redesenhar o processo e implementar tecnologias que possam auxiliar na simplificação de procedimentos”. 

A presidente da Jucec concluiu ressaltando a redução do tempo de abertura de empresas. “Muitas vezes, não precisamos de uma regulação para começar a implementar melhorias. Com o uso da tecnologia, como o que fizemos no Ceará, reduzimos o tempo de formalização de empresas de 145 dias para 36 horas. A burocracia não é sinônimo de controle, pois tínhamos um ambiente extremamente burocrático e hoje temos um ambiente mais seguro e rápido para o registro empresarial”.

A Jucec dividiu a participação no painel com o assessor de Inovação da Escola de Saúde Pública do Ceará, Uirá Porã Maia, que falou sobre o GovChain, uma utopia necessária: a experiência do SOL; com o especialista em Regulação da Aviação Civil da Agência Nacional de Aviação Civil, Sylvio Souza, que abordou sobre o Diário de Bordo Digital; e como moderadora do painel, a pesquisadora em Inovação do ITS Rio, Janaina Costa