Jucec apresenta ferramenta de prospecção de dados no evento Ceará Global

22 de agosto de 2019 - 17:19 # #

A ferramenta automática tem o objetivo de disponibilizar dados para embasar políticas públicas.

O sistema de prospecção de informações do registro de empresas do estado, Analytics, foi apresentado pela presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará, Carolina Monteiro, no evento Ceará Global 2019, realizado na manhã de hoje (22/08), no Centro de Negócios do Sebrae/CE. No painel, que dividiu com o secretário do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Maia Júnior, foram discutidos também o panorama estrangeiro de empresas no Ceará, exportação e estratégias de fomento da economia local.

A ideia é que a ferramenta automática de prospecção de dados seja disponibilizada, em breve, ao público, conforme explicou a presidente da Jucec. “A Junta Comercial simplificou seus processos e, considerando que temos o banco de dados das empresas instaladas no Ceará, trabalhamos na construção de uma ferramenta de prospecção de dados. Criamos o Analytics, com o objetivo de disponibilizar dados de empresas, de investimento estrangeiros, além de possibilitar que o empreendedor possa conhecer o seu negócio e buscar informações sobre o ambiente que vai empreender. Além disso, o que nos deixou mais animados com a ferramenta é a possibilidade de disponibilizar os dados para que possam embasar a construção de políticas públicas”.

Sobre a internacionalização das empresas no estado, o secretário Maia Júnior destacou alguns dados do estado. “O Ceará, hoje, tem relações internacionais em 109 municípios e 3.958 empresas estrangeiras registradas atuando no estado. Isso representa um acúmulo de investimento de U$ 4,4 bilhões, sendo 52% desses investimentos no turismo”. Maia ressaltou ainda a importância do desenvolvimento de política pública continuada. “Temos que olhar para os próximos 30 anos, para que possamos continuar avançando. Se o Ceará montou toda essa base, crescendo na área da inovação, temos que ter produção de conhecimento e por meio disso, aumentar nossa exportação”.

Ceará Global

O Ceará Global, que está em sua terceira edição, tem como tema o papel das micro e pequenas empresas no processo de internacionalização da economia do Ceará, com a presença de investidores, empreendedores, entidades de classe e poder público ligados ao comércio exterior cearense.

A Iniciativa foi articulada pela Câmara Setorial de Comércio Exterior e Investimento Estrangeiro (CS COMEX & IE), da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), o evento conta ainda com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (SEBRAE/CE) Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), Fecomércio CE, Câmara Brasil Portugal, Universidade de Fortaleza (UNIFOR) e outras entidades setoriais.

Também participaram do evento os presidentes das Juntas Comerciais dos estados do Mato Grosso, Distrito Federal, Acre, Mato Grosso do Sul e Amazonas.