Secretários e gestores de vinculadas da Sedet reúnem para elaboração do Planejamento Estratégico

29 de abril de 2019 - 14:45 # #

Secretários Executivos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), presidentes, diretores e técnicos das vinculadas nas áreas de planejamento se reuniram nestas quinta (25) e sexta-feira (26), no Hotel Plaza Praia Suítes, durante a terceira etapa do Seminário Estratégico da Sedet. O titular da pasta Maia Júnior abriu o evento que teve como facilitador Hitendra Patel, o fundador e CEO da IXL Center, empresa líder mundial em consultoria e inovação.

Durante os dois dias a programação foi voltada para se pensar e construir o planejamento estratégico da Secretaria e suas vinculadas de forma a definir os planos de ação de todo o Sistema Sedet (Adece, Codece, Cipp/SA, ZPE, Adagri, Jucec e IDT). Maia Júnior deu boas vindas e falou aos presentes que todos devem seguir as diretrizes da Secretaria já estabelecidas e trabalhar em sinergia, sempre buscando inovar. “Precisamos acabar com sobreamentos e trabalhar para somar. Dessa forma, sem dúvida, iremos atingir nossos objetivos mais rapidamente”.

 

 

 

Na quinta-feira foi abordada a temática “Criando entendimento, missão e visão comuns”. Após a abertura do secretário Maia Júnior, o facilitador Hitendra Patel palestrou sobre as “Lições dos Líderes”. O CEO da IXL Center destacou os resultados de Dubai, Cingapura e Coreia do Sul que apostaram e inovação e capital humano e conquistaram através dos seus objetivos uma estratégia de desenvolvimento econômico inovadora. A manhã se encerrou com a palestra do secretário de inovação e comunicação do Atlântico, Camilo Cepeda Tarud.

 

 

 

No segundo dia, com a temática “Construindo alinhamento e concordância quanto aos objetivos, iniciativas, indicadores e metas”, os participantes se dividiram em grupos temáticos para dinâmicas e exercícios para iniciar a elaboração do planejamento estratégico e os planos de ação para o desenvolvimento econômico do estado nos próximos anos.

O Secretário de Estado Chefe da Casa Civil, Élcio Batista, encerrou o evento destacando a importância dessa integração do Sistema Sedet para alcançar objetivos que o Estado do Ceará almeja na área.  “Essa integração dos agentes que atuam no desenvolvimento econômico é fundamental para que a gente possa construir os objetivos estratégicos de médio e longo prazo, criar as oportunidades e quais serão as pontes que ocorrerão com o setor privado. Também é importante para que a equipe que constrói esse planejamento tenha capacidade de executar, monitorar, avaliar, estabelecer as metas e permanentemente estar revendo esse planejamento”, finalizou Élcio Batista.

Sobre o Seminário Estratégico Sedet

O Seminário acontece em quatro etapas com objetivo de ouvir o setor produtivo e a rede de trabalhadores, e em seguida, elaborar e compartilhar o planejamento estratégico da Secretaria e suas vinculadas com os demais parceiros da Rede de Desenvolvimento do Estado, construindo uma agenda de compromissos com demais órgãos do Governo.

No dia 14 de março, representantes do setor produtivo se reuniram na Federação das Indústrias (Fiec) para a realização      da primeira etapa. No dia 21 de março aconteceu, no Hotel Sonata de Iracema, a segundo etapa com representantes da classe trabalhadora do Ceará.

A última etapa acontecerá no próximo dia 08 de maio, no Hotel Costa do Mar, com a Rede de Desenvolvimento composta por secretários de Estado e dirigentes de demais órgãos do Governo que contribuem para o desenvolvimento econômico do Ceará (Seplag, Secult, Setur, Seinfra, SDA, Secitece, Seduc, Sefaz, Cidades, SRH, Sema, Funcap, Ipece, Etice, PGE, Corpo de Bombeiros, Semace e Assessoria de Relações Internacionais da Casa Civil). Nesta última etapa será construída uma agenda de compromissos e cada órgão envolvido indicará um Agente do Desenvolvimento.