JUCEC participa de lançamento da implantação do SRM na Junta Comercial do Amazonas

11 de dezembro de 2018 - 16:29 #

Matéria: Sonara Capaverde
Foto: Ascom Junta Comercial de Amazonas

solenidade de lançamento do projeto em manaus

A presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Carolina Monteiro, participou, ontem (10/12), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), do lançamento do Sistema de Registro Mercantil na Junta Comercial do Amazonas (Jucea). O novo sistema permitirá a constituição de empresas de forma simplificada pela Internet, a exemplo do que ocorre no Ceará e nos estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Roraima, Rio Grande do Sul e Distrito Federal.

Carolina, que também é co-gestora do Projeto RedeSimples Digital, falou da importância dessa mudança de sistema para a Jucea, ressaltando o impacto que um sistema integrado e transparente traz para a economia do estado. “Podemos afirmar que estamos reinaugurando uma nova junta, com muito mais eficiência e excelência nos seus serviços”, disse.

Com a entrada da Jucea ao Projeto RedeSimples Digital já são nove juntas participantes do sistema público de registro mercantil no país, consolidando esta solução que vem dando maior transparência e celeridade ao ambiente de negócios no Brasil.

Durante a solenidade de abertura, prestigiada por autoridade e representantes dos setores da indústria, comércio e serviços do estado, o presidente da Junta Comercial do Amazonas, Antônio Lopes, falou da expectativa com o novo sistema e com as integrações com órgãos de inscrição e licenciamento de novos negócios no Amazonas. “Sabemos que estamos diante de  uma grande mudança e que teremos muitos desafios, mas sabemos que lá na frente vamos colher os frutos para toda a sociedade amazonense, facilitando o empreendedorismo e, principalmente, fortalecendo nossa economia”, destacou o presidente.

Prefeitura de Manaus recepciona equipe do Projeto RedeSimples Digital

reunião com prefeitura de Manaus

A presidente da Jucec também participou, juntamente com os presidentes das juntas comerciais de Minas Gerais, Luís Miguel Lamounier; Rio Grande do Sul, Itacir Flores; Manaus, Antônio Lopes e o consultor Alex Barbosa, que também fazem parte do projeto RedeSimples Digital, de reunião, na manhã de ontem (10/12), na sede da Prefeitura de Manaus, com o secretário Municipal de Finanças, Tecnologia e Controle Interno, Lourival Litaiff Praia, o presidente do CRC/AM e técnicos, onde foram apresentadas as ações da RedeSim e a implementação do Sistema de Registro Mercantil, SRM, na Junta Comercial do Amazonas.

Carolina falou dos benefícios do novo Sistema “que tem o diferencial de ser uma ação com um olhar para fora da instituição, especialmente junto aos contadores”.

reunião com prefeitura de Manaus e presidentes

O secretário Lourival Litaiff Praia falou da preocupação da gestão em relação às mudanças e as dificuldade inerentes a este processo de mudança de sistema. Contudo, Lourival destacou a satisfação de hoje já fazer parte do ranking dos estados mais competitivos no sistema de abertura de empresas.”Manaus quando aderiu à RedeSim, em 2015, nem fazia parte do ranking e hoje já estamos em 94º lugar”, comemorou.

Alex Barbosa, responsável pela equipe técnica de implantação do SRM, reforçou o empenho da equipe em minimizar dentro do possível os impactos da migração de um sistema ultrapassado para um novo sistema que oferece uma verdadeira revolução no sistema de registro mercantil nos estados onde vem sendo implantados. “Estamos rumo a prestação de um serviço totalmente automatizado e a consolidação da Junta sem Papel”.

Sobre isso, a presidente Carolina Monteiro reforçou que a sociedade o cidadão de uma forma geral,  será o grande beneficiário dessa revolução no registro mercantil.