Junta Comercial é a primeira do país a utilizar blockchain para segurança de dados

17 de maio de 2018 - 10:13

Com um grande banco de dados, composto por todas as empresas mercantis do estado, a Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, está implementando a tecnologia blockchain para garantir a segurança e a imutabilidade dos documentos registrados no seu banco. Na próxima terça-feira (22/05), às 10h, no auditório da Autarquia, a Jucec vai promover o lançamento da implantação dessa tecnologia. O evento contará com apresentação do especialista em tecnologia e presidente da TCI, Mário Lima, e da especialista em Blockchain e cofundadora da Star Labs, Nathalia Nicoletti.  

A tecnologia Blockchain é o que há de mais moderno em termos de transparência de transações, tornando o banco de dados dos registros ainda mais seguro. A Jucec, vem nos últimos meses, investido em tecnologia com o intuito de simplificar e agilizar o processo de registro de empresas no Ceará, iniciado com o armazenamento de dados em nuvem para utilização pelo Sistema de Registro Mercantil, lançado em maio de 2017.

A Jucec é o primeiro órgão do estado e a primeira junta do país a utilizar a inovação tecnológica, blockchain (também conhecido como “o protocolo da confiança”) é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. Dentre os benefícios, estão a alta qualidade de dados, integridade do processo, transparência e imutabilidade, confiabilidade e longevidade, pois devido às redes serem descentralizadas, a blockchain não tem um ponto central de falha e é mais resistente a ataques maliciosos.

De acordo com a presidente da Jucec, Carolina Monteiro, “é importante estar sempre investindo em tecnologia a fim de ampliar e otimizar os serviços prestados pela Junta Comercial, de modo a oferecer serviços cada vez mais ágeis e práticos. Investimos na modernização do processo de abertura e legalização de empresas, agora, precisamos garantir ainda mais segurança a esse banco de dados, pois entendemos a responsabilidade de mantê-lo seguro e transparente”, destaca.

Serviço

Lançamento da implantação da tecnologia Blockchain

Data: 22/05

Horário: 10h

Local: Auditório da Jucec – Rua 25 de março, 300 – Centro – Fortaleza/Ce