Via Única
6 de outubro de 2016 - 16:57
A Via Única é o recebimento do documento para abertura, alteração e extinção de empresas em apenas 1 (uma) via. Após analisado e aprovado, esse documento será assinado digitalmente pela Jucec, e ficará disponível para download no Portal de Serviços, durante 1 ano. Nesse período, o requerente poderá realizar o download do documento, salvá-lo e reproduzi-lo quantas vezes quiser.
A nova sistemática tem como base a Instrução Normativa Nº 3, de 5 de dezembro de 2013, do Departamento de Registro Empresarial e Integração, DREI.
Quais os benefícios ?
A Via Única trará maior agilidade na tramitação do processo; simplificação, já que só será necessária uma via da documentação; maior segurança, pois os documentos serão autenticados e assinados digitalmente, tendo a possibilidade de conferência do documento, através do site da Jucec.
A praticidade também é um dos benefícios, pois o cidadão não precisará se deslocar até a Jucec para receber a documentação, podendo fazer isso de casa.
Passo a Passo Via Única
Para ter acesso a Via Única do documento deferido, o usuário deve acessar o Portal de Serviços da Jucec
Clicar no item Via Única
Informar o número do protocolo do pedido de registro, na opção download documento
Preencher o número do protocolo e confirmar que deseja receber a documentação pela internet.
Após o deferimento do pedido, deve acessar o Portal novamente, preencher o número do protocolo e fazer o download do documento. A via do contribuinte ficará disponível para download por trinta dias, sendo permitido até 5 downloads desse documento.
Conferência de Documentos
Para conferir se o documento foi registrado na Jucec, o usuário deve acessar o Portal de Serviços, na guia Via Única, em seguida, ir na opção validar documento, preencher o número do protocolo e da chave de segurança do documento, e validar.
O sistema informará se o documento foi registrado e se há algum outro posteriormente arquivado.
Também é possível validar um documento através de upload, ou seja, verificar sua veracidade através de um documento escaneado, que está no computador em que realizará a conferência. No portal de serviços, na guia Via Única, na opção Validar por upload.
Selecione o arquivo e clique em validar.
O sistema processará a informação e retornará a mensagem de validação.