Balcão Único é discutido em reunião com o Corpo de Bombeiros

9 de novembro de 2021 - 15:38

Prevendo praticidade nos processos da Jucec, órgãos se reúnem para tratar sobre uma alternativa para o registro de empresas atual

A implementação do Balcão Único, alternativa ao modelo atual de registro de empresas, foi debatida na última segunda-feira, 8, em uma reunião com o consultor do convênio empreendedor digital no Ceará, Eduardo Jereissati, o vice-presidente da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), Caio Rodrigues e o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE). Antes disso, também houve uma reunião com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) para tratar do mesmo assunto.

A alternativa que já vem sendo estudada por órgãos de todo o Brasil, bem como pela Jucec, prevê a formalização de empresas em um único procedimento, a partir de apenas uma coleta de dados do empreendedor. Inicialmente, o sistema será disponibilizado para empresas que estejam dispensadas de licenciamento, ou seja, de baixo risco.

“Com o Balcão Único teremos todos os processos reunidos em um só: o requerente vai preencher um formulário no portal da Jucec e, ao final, com um clique, terá todo o processo realizado, com obtenção do registro na Junta, CNPJ, Inscrições Tributárias (Sefaz e Sefin) e as dispensas de licenciamento” explica Eduardo sobre a funcionalidade do sistema.

Também  participaram do encontro o coordenador técnico do convênio empreendedor digital, Alex Barbosa, e o Gerente de T.I da Jucec, Victor Lima. É previsto que os próximos órgãos a se reunirem com a Jucec sejam a Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), a Secretaria da Fazenda (Sefaz), a Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) e a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin).