LIVROS DIGITAIS
2 de agosto de 2017 - 19:58
A Junta Comercial passou a disponibilizar, desde o dia 03/08/2017, o envio de Livros Digitais por meio do Portal de Serviços, possibilitando maior comodidade e celeridade na tramitação dos documentos de escrituração mercantil. Os livros devem ser salvos em arquivo do tipo PDF A e enviados digitalmente pelo Portal.
O Livro Digital é o documento de escrituração das empresas com envio eletrônico para a Junta Comercial, sendo assinada com certificados digitais do tipo A3 e-cpf. Este serviço garante maior acessibilidade do empresário aos serviços da JUCEC, já que o empresário pode enviar seu livro com maior rapidez e comodidade 24 horas por dia e 07 dias por semana.
Passo a passo para realizar o envio do Livro Digital:
1- Acesse e realize seu cadastro no Portal de Serviços – www.jucec.ce.gov.br;
2- Antes de iniciar o processo de envio do livro digital, deve ser efetuado o pagamento do DAE. Na guia Dae Online, deve ser gerado o DAE e pago, de acordo com o tipo de livro a ser registrado;
3- Em seguida, acesse a opção Livro Digital e em Solicitar Autenticação de Livro, preencha um dos dados da empresa e informe o DAE (nosso número) pago;
4- Selecione o tipo de livro a ser autenticado, preencha as informações sobre o documento de escrituração e anexe o arquivo, que deve estar salvo em PDF A. Em seguida, informe quem irá assinar no livro;
5- Assine digitalmente o livros, por meio de certificado digital do tipo A3 e-cpf;
6- Após a assinatura, realize o envio para a Jucec, no item Enviar Solicitação para JUCEC.
Observações:
Antes de iniciar o processo de envio do livro digital, deve ser efetuado o pagamento do Documento de Arrecadação Estadual, DAE
Requisitos técnicos para utilização do Livro Digital:
Java na última versão, com Navegador Internet Explorer versão 9 ou superior e Mozilla Firefox na última versão; certificado Digital e-CPF A3, devidamente instalado e configurado no computador; arquivos no formato PDF/A, com tamanho máximo de 10 Mb (megabytes).