Junta Comercial e CRC-CE assinam convênio para facilitar fiscalização contábil

28 de junho de 2018 - 16:41

A Junta Comercial do Estado do Ceará, Jucec, assinou convênio com o Conselho Regional de Contabilidade, CRC-CE, na manhã desta quinta-feira (28/06), durante a reunião plenária do colegiado de vogais da Autarquia, que contou com a presença do presidente da Entidade, Robinson de Castro, do vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues e da secretária-geral, Lenira Seraine. O convênio dará acesso para que o Conselho de Contabilidade possam fiscalizar os registros de escriturações contábeis, o que possibilitará maior segurança a esses documentos.

Reunião plenária

O vice-presidente da Jucec iniciou a reunião destacando a importância do convênio e a facilidade que o Conselho terá no acesso às informações das empresas via sistema. “Esse convênio visa fortalecer a função fiscalizatória do CRC-Ce. Com o Sistema de Registro Mercantil, implantado em 2017 na Jucec, esse ato se dará de forma mais prática tendo em vista que os servidores do Conselho poderão analisar a atuação do profissional de contabilidade no âmbito da Junta Comercial via sistema. Antes, os funcionários do CRC precisavam vir até a Junta Comercial para verificar os documentos”.

Para o Presidente do CRC, Robinson de Castro, os benefícios e os impactos que esse convênio irá trazer para o cidadão se dá na fiscalização dos maus profissionais de contabilidade. “O convênio dará subsídio ao Conselho para evitar fraudes em balanços e processos licitatórios, pois muitos se aproveitam da habilitação para praticar irregularidades. O acesso ao Sistema da Jucec, empoderá na verificação, ajudará a inibir ilícitos e eventualmente leigos que não tenham mérito e que estejam usando habilitação de terceiros para benefício próprio”, destacou.

Presidente do CRC, Robinson de Castro e vice-presidente da Jucec, Caio Rodrigues.